Resenha "Marujos de primeira viagem: os aprendizes-marinheiros da Bahia (1910-1945)"

BARRETO NETO, Raul Coelho. Marujos de primeira viagem: os aprendizes-marinheiros da Bahia (1910-1945). Salvador: EDUNEB, 2012.

  • Wagner Luiz Bueno dos Santos Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Pesquisador no Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha – DPHDM e pesquisador membro do Laboratório de Estudos sobre os Militares na Política – IH/UFRJ.
Palavras-chave: Escola de Aprendizes Marinheiros, Bahia

Resumo

A proposta de Barreto Neto é analisar a Escola de Aprendizes-Marinheiros da Bahia a partir da perspectiva de um projeto educacional e de formação profissional com envergadura nacional. O autor defende que o projeto abarcava um ideal de nação e de sociedade nos moldes do regime republicano, além do seu objetivo central que era recrutar, educar e instruir jovens para o serviço na Armada. Na defesa desta
hipótese, o autor propõe uma rigorosa investigação do cotidiano da Escola, reconstruindo as experiências dos sujeitos na dinâmica das relações internas e externas, sobretudo com demais instituições soteropolitanas congêneres existentes no período analisado. A operação historiográfica de Barreto Neto é subsidiada por um corpo documental diversificado e composto por documentação que podemos sistematizar hierarquicamente em três grupos.

Publicado
2020-06-15