Uma polka dedicada a um “Bravo official da Armada brasileira” pela Passagem de Humaitá

uma narrativa musical na construção de vultos navais

  • Anderson de Rieti Santa Clara dos Santos Capitão-Tenente do Quadro Técnico. Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em História Militar pela Universidade do Sul de Santa Catarina e em História Militar Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Serve na Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Palavras-chave: Passagem de Humaitá, Música, vultos navais e militares

Resumo

Este artigo visa a compreender a construção de vultos navais a partir de uma narrativa tecida na composição da música Passagem de Humaitá – polka oferecida ao então Capitão-Tenente Arthur Silveira da Motta, comandante de um dos navios que ultrapassaram a fortaleza considerada estratégica tanto para os paraguaios, que se aproveitaram das condições geográficas para robustecer ainda mais seu sistema defensivo, quanto para os aliados, que viam na conclusão do forçamento a possibilidade de atingir o objetivo de depor o governo paraguaio e, em seguida, dar fim à Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870). De autoria de Maria Guilhermina de Noronha e Castro, a composição de 1868, ano em que ocorreu a passagem por Humaitá, suscita reflexões sobre aspectos relacionados à interface entre música e guerra, a exemplo das relações entre artistas e militares, revelando a maneira como se constroem narrativas que esculpem vultos e heróis nacionais.

Publicado
2020-06-18